24 de abr de 2010

MEDITAÇÃO DA MENTE ALERTA

Estou fazendo essa meditação todos os dias pela manhã.

Aprendi a fazer através do livro do Drº Deepak Chopra "O CAMINHO DA CURA" que transcrevo aqui para vocês, meus amores.

"MEDITAÇÃO DA MENTE ALERTA"

A técnica da Meditação da Mente Alerta é um procedimento simples de meditação capaz de criar um profundo estado de relaxamento na mente e no corpo. À medida que a mente se acalma, mas permanece desperta, você irá experimentar níveis mais profundos e silenciosos de consciência.

1. Comece sentando-se confortavelmente em um lugar tranquilo, onde você praticamente não vai ser perturbado.

2. Feche os olhos.

3. Respire normal e naturalmente, permitindo que sua consciência repouse suavemente em sua respiração, procurando não controlá-la ou alterá-la de uma maneira consciente.

4. Enquanto observa sua respiração, você poderá notar que ela muda por si mesma. Sua velocidade, ritmo ou profundidade poderão variar e poderá haver momentos em que sua respiração parecerá parar por algum tempo. Não importa o que aconteça com a respiração, observe-a inocentemente, sem tentar provocá-la ou iniciar quaisquer mudanças.

5. Você perceberá que, às vezes, sua atenção se afastará da respiração e você pensará em outras coisas ou prestará atenção aos barulhos vindos do exterior. Sempre que você notar que não está observando a respiração, traga a atenção suavemente de volta a ela.

6. Se, durante a meditação, você notar que está se concentrando em algum sentimento, disposição de ânimo ou expectativa, trate o fato como trataria qualquer outro pensamento e traga suavemente a atenção de volta à respiração.

7. Pratique essa técnica de meditação durante 15 minutos.

8. No final dos 15 minutos, mantenha os olhos fechados e permaneça sentado tranquilamente durante 2 ou 3 minutos. Procure sair pouco a pouco da meditação antes de abrir os olhos e retornar às suas atividades.

***

Recomenda-se que você pratique a técnica da Meditação da Mente Alerta durante 15 minutos 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Você também pode usar esta técnica alguns minutos durante o dia para ficar mais centrado se estiver aborrecido ou agitado.

***

Durante a prática da meditação você terá uma de três experiências. Todas são corretas.

1. Você poderá se sentir entediado ou inquieto e sua mente pode ficar repleta de pensamentos. Isso é uma indicação de que estresses e emoções profundamente enraizados estão sendo liberados do seu sistema. Ao continuar a meditação sem fazer esforço, você facilitará a remoção dessas impurezas da sua mente e do seu corpo.

2. Você poderá pegar no sono. Quando isso acontece durante a meditação é uma indicação de que você precisa descansar mais em outros períodos do dia.

3. "Intervalo". Quando o mantra ou respiração se torna bem tranquilo e refinado, você escorrega para dentro do "intervalo" entre os pensamentos, além do som, além da respiração.

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Se você permanecer descansado, cuidar de si mesmo e dedicar algum tempo à meditação, é extremamente provável que você entre em contato com o seu eu interior. Você terá acesso à mente cósmica, à voz que sussurra não verbalmente para você, nos espaços silenciosos entre seus pensamentos. Essa é sua inteligência interior e ela é o gênio último e supremo que esplha a sabedoria do Universo. Confie nessa sabedoria interior e todos os seus sonhos se tornarão realidade.

Um comentário:

  1. Obrigada,sabe que passo muitas horas das minhas noites acordada vendo o tempo passar...
    Vou tentar esta meditação esta noite e vamos ver no que vai dar...

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